image1

Cuidados Pós operatórios

INSTRUÇÕES CIRURGICAS

Estas orientações são feitas para que você entenda melhor o que irá ocorrer antes e depois de sua cirurgia. Leia com atenção, e siga corretamente as instruções que se aplicam ao seu caso, de acordo com a orientação dada por nossa equipe.

Em caso de dúvidas ou da persistência de algum problema, não hesite em entrar em contato conosco. Após o horário comercial, ligue para o telefone celular indicado. Se não for possível atender no momento, deixe sua mensagem que em 30 minutos retornaremos sua chamada.

Em caso de dúvida ou urgência, entrar em contato com: 51-99808.7420.


I. Instruções pré-operatórias para anestesia local

  1. Tome a medicação pré-operatória quando prescrita;
  2. Use roupas confortáveis, não traga bolsas, pastas ou pacotes pesados e evite sapatos com salto alto;
  3. Não é necessário jejum.Porém, evite dirigir após o procedimento;
  4. Fique tranqüilo. Nossa equipe está preparada para atendê-lo com toda a segurança.


II . Instruções pré-operatórias para pacientes que farão sedação endovenosa ou anestesia geral

Você não poderá comer ou beber nada ( incluindo água), por seis (06) horas antes do procedimento.

Um adulto responsável deverá acompanhá-lo à clínica, devendo o mesmo aguardar a realização de todo o procedimento para levá-lo para casa após o término da cirurgia.

Vista roupas confortáveis, soltas, com mangas que possam ser dobradas acima do cotovelo, e sapatos sem salto. Evite blusas com gola alta. As lentes de contato e jóias devem ser retiradas antes da cirurgia.

Você não deverá dirigir veículos por 24 horas após o procedimento ou se estiver usando medicamento para dor forte.

Em caso de dúvida, entre em contato com nossa equipe.

CUIDADOS GERAIS

III. Recomendação pós-operatórias gerais

O que você deve fazer após sua cirurgia bucal. Siga as instruções para evitar complicações e ajudar a ter uma rápida recuperação.

  1. Controle a dor: algum desconforto, e mesmo uma pequena dor poderá aparecer quando a anestesia passar. Caso ocorra dor, ela não deverá durar mais que 24h a 48h, e apenas um desconforto leve persistirá após o terceiro dia.Não espere até que a dor esteja forte para tomar a medicação, pois ela poderá ser mais difícil de controlar. Qualquer medicação analgésica pode causar náusea ou vômitos. Por isso, é importante que você tenha ingerido algum alimento ao tomar o analgésico.
    Não beba bebidas alcoólicas enquanto estiver usando a medicação para a dor. Dor forte ou aumentada após 3o dia poderá ser um sinal de infecção ou outro problema na cicatrização. Se Isso ocorrer, entre em contato conosco.
  2. Medicação: tome todos os medicamentos prescritos, como antibióticos, etc., nas doses indicadas. É importante tomar a medicação prescrita por completo.
  3. Atividade física: evite exercícios físicos por ao menos 7 dias após a cirurgia .Esforço exagerado poderá levar a um sangramento e desconforto pós-operatórios.Mantenha repouso com a cabeça mais elevada nos primeiros 3 dias.
  4. Não mexa na área operada: os primeiros estágios da cicatrização melhoram ao deitar os tecidos em repouso. Evite mastigar, cuspir ou bochechar, pois isso poderá retardar a cicatrização inicial, causa sangramento ou permitir uma infecção.
  5. Sangramento: um pequeno sangramento na área operada poderá continuar durante o primeiro dia. Na 1ª hora, morda sobre uma gaze úmida em soro fisiológico, conforme colocada na clínica. Se o sangramento persistir, troque por uma gaze úmida em soro fisiológico, e pressione sobre a região por 30-45 minutos. Em Região operada, aplicando pressão firme por 30 minutos.Em caso de sangramento ativo, intenso ou persistente, entre em conato conosco.
  6. Edema: um inchamento relacionado á cirurgia poderá surgir nas primeiras horas após a cirurgia, e frequentemente aumenta no 2º dia. Ele deve regredir no 3º dia. O edema pode ser minimizado com a aplicação de bolsa de gelo na face, sobre a região operada, continuamente durante as primeiras 48 horas após a cirurgia.
  7. Dieta: a ingestão de líquidos é muito importante.Beba o máximo de líquidos possível, seguindo nossas orientações.
    Use apenas alimentos líquidos ou pastosos(gelatinosos) frios ou gelados nas primeiras 48 horas, como sucos, sorvetes, iogurtes, gelatina flans...
    Evite usar canudinho nos primeiros 3 dias, pois a pressão poderá causar o deslocamento do coágulo sanguíneo, fazendo retornar o sangramento e o desconforto.
    A seleção de alimentos depende de sua escolha. Alimentos pastosos, macios e frios, que requerem pouca ou nenhuma mastigação, são melhor tolerados neste momento.
    Uma dieta nutritiva durante o processo de cicatrização é muito importante para o seu conforto. Pessoas com fome tornam-se irritadas, e menos preparadas para lidar com o desconforto que segue após a cirurgia. Como você esta tomando medicamentos, é importante lembrar que evitará náusea associada a certos remédios.
    Após a estabilização do estômago com a ingestão de líquidos, adicione á sua dieta após o 2º dia alimentos pastosos e de fácil mastigação, como sopas, cremes, peixe grelhado, frango cozido, purê de batatas, macarrão e vegetais cozidos.
    Suplementos como "Sustagem" com leite, e iogurtes proporcionam uma boa nutrição adicional, bem como os “Nutridrinks”.
  8. Na manhã seguinte ao dia da cirurgia, inicie sua higiene com a escovação dos dentes e a higiene bucal normal assim que possível. Escove com cuidado os dentes próximos a região operada.
    use o líquido indicado (Periogard) para bochechos, 3x ao dia, um minuto por vez até acabar o frasco. Não faça bochechos vigorosos pois isso poderá deslocar o coágulo, causando sangramento.
  9. Evite fumar: pois isto retarda o processo de cicatrização e pode contribuir para a formação de uma infecção.
  10. Medicação: tome normalmente sua medicação prescrita para outros problemas ( ex. diabetes,hipertensão,etc.), a menos que tenha sido instruído para não fazê-lo.
  11. Febre: poderá haver uma pequena elevação de temperatura nas primeiras 24/48 horas. Se ela persistir entre em contato conosco.

IV . Nos dias após a cirurgia

Continue com a higiene bucal da forma indicada, melhorando a cada dia. A Higiene bucal mal realizada poderá causar o desenvolvimento de infecção e inflamação na área operada.

Não se preocupe com os pontos. Os pontos (ou suturas) são feitos para controlar o sangramento, ajudar a cicatrização e prevenir a entrada de alimento no local operado. Eles serão absorvidos ou removidos entre 7 a 15 dias.

Qualquer inchamento, sensibilidade ou rigidez na musculatura da mandíbula (trismo), representando dificuldade em abrir a fechar a boca, poderá ocorrer após as primeiras 24/48 horas. Não se preocupe, são reações normais da cirurgia realizada. Mas se esses sintomas persistirem após o 5º dia da cirurgia, você deve usar calor úmido, aplicando uma bolsa de calor envolta em uma toalha com água morna. Se o inchamento e a dor aumentarem após o terceiro dia, entre em conato conosco.

Manchas roxas(equimose) podem aparecer na pele da face após as primeiras 24/48 horas após a cirurgia. Siga as instruções do item anterior.

As vezes os cantos da boca são esticados na cirurgia e poderão secar ou “rachar”, tornando-se desconfortáveis. Mantenha sempre os lábios lubrificados.

image2

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

BICHECTOMIA

image3

Controle a dor: algum desconforto, e mesmo uma pequena dor poderá aparecer quando a anestesia passar. O maior desconforto no pós operatório é causado pelo inchaço que ocorre após a cirurgia. Esse edema, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes (siso principalmente) e começa a diminuir após 72 horas. Um desconforto leve poderá persistir após o terceiro dia. Não espere até que a dor esteja forte para tomar a medicação, pois ela poderá ser mais difícil de controlar. Qualquer medicação analgésica pode causar náusea ou vômitos. Por isso, é importante que você tenha ingerido algum alimento antes de tomar o analgésico. Não ingira bebidas alcoólicas enquanto estiver usando a medicação. Dor muito forte ou aumentada após 5o dia poderá ser um sinal de infecção ou outro problema na cicatrização. Se Isso ocorrer, entre em contato conosco.

Medicação: tome todos os medicamentos prescritos nas doses indicadas. É importante tomar a medicação prescrita por completo.

Atividade física: Após 2-3 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que não exijam esforço físico. Atividades aeróbicas leves são liberadas após uma semana e academia, ou exercícios moderados/intensos em 2 semanas. Esforço exagerado nos primeiros dias poderá levar a um sangramento e desconforto.

Sangramento: um pequeno sangramento na área operada poderá continuar durante o primeiro dia. Em caso de sangramento ativo, intenso ou persistente, entre em contato conosco.

Edema: um inchamento relacionado à cirurgia poderá surgir nas primeiras horas a, e frequentemente aumenta no 2o dia. Ele deve regredir a partir do 3o, 4o dia. Deve ser aplicado bolsa de gelo na face, sobre a região operada, por 20min a cada 1 hora durante as primeiras 2 4 horas após a cirurgia. Após 24h, pode-se iniciar a drenagem facial com especialista. Após 72h, aplicar compressas mornas.

Dieta: a ingestão de líquidos é muito importante. Beba o máximo de líquidos possível, seguindo nossas orientações. Use apenas alimentos líquidos ou pastosos (gelatinosos) frios ou gelados nas primeiras 48 horas, como sucos, sorvetes, iogurtes, gelatina, flans, vitaminas. Evite usar canudinho nos primeiros 3 dias. No 3o dia, alimentos pastosos e de fácil mastigação, como sopas, cremes, peixe grelhado, frango desfiado, purê de batatas, macarrão e vegetais cozidos. Suplementos como “ Sustagem”, e iogurtes propocionam uma boa nutrição adicional.

Higiene Bucal: Na manhã seguinte ao dia da cirurgia, inicie sua higiene com: a escovação dos dentes e a higiene bucal normal assim que possível. Escove com cuidado os dentes próximos a região operada. Use o bochecho indicado (Periogard) 3x ao dia, após as escovações.

Não fumar: pois isto retarda o processo de cicatrização e pode contribuir para a formação de uma infecção.

Febre: poderá haver uma pequena elevação de temperatura nas primeiras 24/48 horas. Se ela persistir

entre em contato conosco.

Não se preocupe com os pontos. Os pontos (ou suturas) são feitos para controlar o sangramento, ajudar a cicatrização e previnir a entrada de alimento no local operado. Eles serão absorvidos ou removidos entre 7 a 15 dias.

Qualquer inchamento, sensibilidade ou rigidez na musculatura da mandíbula (trismo), representando dificuldade em abrir a fechar a boca, poderá ocorrer após as primeiras 24/48 horas, podendo persistir por 2 a 3 semanas. Não se preocupe, são reações normais da cirurgia realizada. Se esses sintomas persistirem após a primeira semana, você deve usar calor úmido, aplicando uma bolsa de calor envolta em uma toalha com água morna. Se o inchamento e a dor aumentarem expressivamente após o terceiro dia, entre em contato conosco.

Manchas roxas (equimose) podem aparecer na pele da face após as primeiras 24/48 horas após a cirurgia. Siga as instruções do item anterior. Hirudoid gel também pode ser aplicado 3x ao dia.

As vezes os cantos da boca são levemente esticados durante a cirurgia e poderão secar ou “rachar”. Dessa forma, mantenha sempre os lábios lubrificados.  

LIPOASPIRAÇÃO DA PAPADA

image4

Quais são os cuidados pré operatorios ?

Em sua avaliação operatória, serão selecionados os medicamentos mais adequados para você tomar. Essas medicações devem ser tomadas de acordo com as orientações profissionais, para garantir um maior conforto e prevenção de quaisquer complicações pós operatórias. Outro ponto de extrema importância e OBRIGATÓRIOS, são os seguintes:

-  DRENAGEM facial pós operatória, com colega fisioterapeuta/massoterapeuta, para reduzir edema, hematomas e fibroses.

-  Uso das FITAS COMPRESSIVAS durante 48hrs sem tirar, e continuar usando o máximo que possível durante os proximos 07 dias.


 Quais são os cuidados pós operatórios?

Controle a dor: algum desconforto, e mesmo uma pequena dor poderá aparecer quando a anestesia passar. Não espere até que a dor esteja forte para tomar a medicação, pois ela poderá ser mais difícil de controlar. Qualquer medicação analgésica pode causar náusea ou vômitos. Por isso, é importante que você tenha ingerido algum alimento antes de tomar o analgésico. Não ingira bebidas alcoólicas enquanto estiver usando a medicação. Dor muito forte ou aumentada após 5o dia poderá ser um sinal de infecção ou outro problema na cicatrização. Se Isso ocorrer, entre em contato conosco.

Medicação: tome todos os medicamentos prescritos nas doses indicadas. É importante tomar a medicação prescrita por completo.

Atividade física: Após 1-2 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que não exijam esforço físico. Atividades aeróbicas leves são liberadas após uma semana e academia, ou exercícios moderados/intensos em 2 semanas. Esforço exagerado nos primeiros dias poderá levar a um sangramento e desconforto.

Dieta: a ingestão de líquidos é muito importante. Beba o máximo de líquidos possível, seguindo nossas orientações. Use apenas alimentos líquidos ou pastosos (gelatinosos) frios ou gelados nas primeiras 48 horas, como sucos, sorvetes, iogurtes, gelatina, flans, vitaminas. Evite usar canudinho nos primeiros 3 dias. No 3o dia, alimentos pastosos e de fácil mastigação, como sopas, cremes, peixe grelhado, frango desfiado, purê de batatas, macarrão e vegetais cozidos. Suplementos como “ Sustagem”, e iogurtes propocionam uma boa nutrição adicional.

Não fumar: pois isto retarda o processo de cicatrização e pode contribuir para a formação de uma infecção.


Não se preocupe com os pontos. Os pontos (ou suturas) são feitos para controlar o sangramento, ajudar a cicatrização e previnir a entrada de alimento no local operado. Eles serão absorvidos ou removidos entre 7 a 15 dias.

Manchas roxas (equimose) podem aparecer na pele da face após as primeiras 24/48 horas após a cirurgia. Hirudoid gel pode ser aplicado 3x ao dia.

 Se tiver febre, o que devo fazer?

Poderá haver uma pequena elevação de temperatura nas primeiras 24/48 horas. Se ela persistir entre em contato conosco.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

image5

IMPLANTES DENTÁRIOS


A colocação de implantes geralmente não causa mais do que um pequeno desconforto. Tome a medicação prescrita. Você precisa escovar os dentes após as primeiras 24 horas, com uma escova de dentes extra-macia.

Se um implante de um estágio foi colocado, você verá uma parte de metal saindo da gengiva. É importante manter esta parte limpa. Você pode iniciar com um cotonete embebido no líquido recomendado para o bochecho. Apenas limpe a parte de metal visivel. Após inicie o uso da escova extra-macia. Esta mesma orientação se aplica na cirurgia de segunda fase dos implantes.

Evite mastigar alimentos nas áreas dos implantes. Forças das mastigações aplicadas durante a fase de cicatrização podem reduzir a capacidade do corpo de cicatrizar ao redor dos implantes.


Cuidados com a prótese:

Durante a cicatrização ( osseointregração) de seus implantes, podem ocorrer problemas se os cuidados com a prótese não forem seguidos.
Os principais cuidados são:

  • Não deve haver pressão sobre a área operada;
  • Veja seu protesista periodicamente para reajustes necessários, e para aprender a colocar e remover a prótese, se ela for removível;
  • Utilize a prótese removível o menos tempo possível. Em breve sua prótese sobre os implantes estará pronta;
  • Higienize a área sob a prótese da melhor forma possível, se ela for fixa.

image6

Enxertos Ósseos


Além dos cuidados regulares, tenha os seguintes cuidados adicionais:

  • Não cuspa ou faça bochechos com força durante 4 dias;
  • Não aplique pressão sobre a área com a língua ou dedos;
  • Não levante ou puxe o lábio para olhar os pontos.Isso poderá romper os pontos e prejudicar a cirurgia;
  • Não fume! O tabaco inibe a cicatrização, especialmente nos enxertos ósseos;
  • Seio maxilar: não assoe o nariz;
  • Se for necessário espirrar, abra a boca, para evitar pressão na área operada;
  • Se você sentir congestão nasal, use o descongestionante prescrito. Poderá haver um pequeno sangramento nasal. Isto é normal, e passará em 3 ou 4 dias.

image7

Extrações de sisos:


A remoção dos dentes sisos é um procedimento cirúrgico. Cuidados adicionais são necessários para evitar complicações.

A intensidade da dor vai depender do procedimento e da sua condição física. Siga corretamente as orientações e tome os medicamentos conforme prescritos.

Um inchamento é esperado. Aplique bastante gelo durante os primeiros dias.

Dificuldade ao abrir a boca e desconforto ao engolir são considerados eventos normais nos 2 primeiros dias.

Um certo grau de dormência (parestesia) nos lábios e/ou língua no lado operado poderá ocorrer por um período variável de tempo, dependendo da posição do dente e da anatomia da região.

Escove o dente ao lado do siso removido com cuidado, a partir do segundo dia. O acúmulo de bactérias e restos alimentares durante a cicatrização poderá causar uma infecção, dor e inchamento.

Após a remoção dos pontos, continue com uma higiene bucal rigorosa ao redor da área operada. Caso contrário, poderá haver contaminação da área em cicatrização por placa bacteriana, causando infecção tardia. Isso é notado por aparecimento de dor, gosto ruim na boca e inchamento. Poderá ocorrer de 10 a 30 dias após a cirurgia.